sábado, janeiro 20, 2007



Em conversa com o Arqº José Mateus

26 de Janeiro, pelas 15h, será o dia em que será apresentado oficialmente, numa conferência de Imprensa na Ordem dos Arquitectos, o conteúdo programático daquele que é considerado o momento cultural de arquitectura contemporânea mais importante e ambicioso, que alguma vez Portugal foi palco – A Trienal de Arquitectura de Lisboa 2007.
Esta grandiosa manifestação, é dedicada ao tema dos “Vazios Urbanos – os espaços expectantes ou abandonados, ignorados ou caídos em desuso, para os quais se debatem novas ideias de intervenção e gestão futuras”.

Em conversa com o Arqº José Mateus, no atelier ARX Portugal, o qual é o mentor deste evento e cuja coordenação, dele depende, percebi imediatamente a dimensão deste projecto megalómano e a importância que terá na reflexão que irá proporcionar ao público visitante, promovendo o pensar a cidade, o planeamento, os vazios e a arquitectura contemporânea, gizada pelos distintos arquitectos nacionais e internacionais, que inclusivamente estarão presentes em diversos ciclos de conferências e exposições, espalhadas um pouco por toda a cidade.

Segundo ele, a Trienal de Lisboa é um dos projectos da sua vida, na medida em que constituiu um gigantesco desafio, com um nível de complexidade elevado, pela dimensão que comporta. Tal como o programa sobre arquitectura da SIC NOTÍCIAS – “Tempo e Traço” (que irá ter uma nova série, segundo confidência do autor), e que foi igualmente da autoria e apresentação de José Mateus, esta manifestação cultural foi pensada com um sentimento de sensibilizar o público em geral, sobre as problemáticas inerentes à arquitectura, embora obviamente num patamar e escala diferentes.

À parte das bienais de S. Paulo e Veneza, que se tornaram em exposições “ícone”, a trienal de Lisboa promete irrefutavelmente, deixar um registo positivo no panorama da arquitectura nacional e internacional.

Trienal de Arquitectura de Lisboa 2007
Lisbon Architecture Triennal 2007
31 de Maio a 31 de Julho

Toda a informação deste evento, disponibilizada no site (a partir de dia 26 de janeiro):
www.trienaldelisboa.com