terça-feira, fevereiro 20, 2007

"Vazios Urbanos"
Visite aqui o blog oficial da trienal de Arquitectura de Lisboa
Na realidade de uma metrópole, o fenómeno fracturante que designamos por “vazios urbanos”, torna-se nefastamente em algo recorrente, mas não apenas no presente. Na evolução das cidades, a má gestão territorial, que muitas das vezes é originada por vontades políticas e interesses económicos, tem como consequência a origem de espaços marginalizados, desprovidos de qualquer vivência ou de qualquer racionalização urbanística. Estes espaços deixados ao abandono, são potencializadores da degradação do ambiente urbano e, consequentemente, do tecido social.
Quanto a mim, os “espaços vazios” terão que complementar os “espaços cheios”. Este complemento consegue-se através do equilíbrio destas duas condições, na medida em que o espaço público por si só, é potencializador da vida em cidadania. Assim, o território em desuso, terá que ser pensado como um ponto de partida para a resolução dos problemas, no que respeita à requalificação e revitalização das cidades, não baseado na especulação imobiliária e económica, mas sim como uma visão sustentável da urbe.
Estes espaços terão que possuir um carácter unificador e não rupturante, na malha e no desenho da cidade. O ambiente urbano valoriza-se automáticamente, se os vazios urbanos forem pensados para servirem e serem parte integrante da cidade, criando as sinergias e dinamismo tão necessárias na relação humana.
Equipas interdisciplinares compostas por Arquitectos, Urbanistas, Arquitectos Paisagistas, Sociólogos, Geógrafos, deveriam-se desbruçar sobre esta problemática, na tentativa de identificar os casos mais problemáticos (para além daqueles que são do domínio público), de forma a encontrarem-se soluções para cada situação. Cada caso é um caso e cada realidade terá que ser vista e reflectida, de acordo com as questões sociais, ambientais e históricas do local, mas sempre numa perspectiva em prol do desenvolvimento sustentável.
A Trienal de Arquitectura de Lisboa 2007, irá proporcionar uma discussão pública saudável e oportuna em torno desta problemática. Será um momento interessante de reflexão e de procura de novas soluções.