domingo, março 11, 2007

Centro de Artes de Sines
Candidato ao prémio Mies Van Der Rohe


O Centro de Artes de Sines, da autoria dos arquitectos Aires Mateus, depois de ter recebido o prémio Contractworld, com o primeiro lugar na categoria Educação e aprendizagem, galardoado pela Associação Internacional de Críticos de Arte, em 2006 e o Grande Prémio Enor 2006 (juntamente com Eduardo Souto de Moura), está agora seleccionado para a lista final de candidatos ao prémio de arquitectura da União Europeia Mies Van Der Rohe.
Um misto de robustez e transparência, caracterizam a monumentalidade deste edifício, o qual, pretende, não só fazer a ponte entre as diferentes faixas etárias, através dos serviços que oferece, mas também constituir uma antecâmara para o centro histórico - uma porta de entrada. Implantado num lote com 2.500 m2, o edifício tem uma área bruta superior a 13.200 m2.

Esta obra, integra uma lista de sete projectos, entre os quais: a Universidade de Ciências da Gestão, em Bordéus, França, de Anne Lacaton e Jean Philippe Vassal (01) ; o Centro Nacional de Coreografia de Aix-en-Provence, também em França, de Rudy Ricciotti (02) ; o Centro Científico Phaeno, em Wolfsburg, Alemanha, de Zaha Hadid (03) ; o Museu Mercedes-Benz, em Estugarda, Alemanha, de Ben Van Berkel/UN Studio (04) ; o edifício Veles e Vents (Edifício da Copa América), Valência, Espanha, de David Chipperfield e Fermin Vásquez (05) ; e ainda o Museu de Arte Contemporânea de Castela e Leão, em Leão, de Luis Mansilla e Emilio Tuñón (06).
O vencedor receberá 50.000 € de prémio, e, a menção especial arquitecto emergente, será de 10.000 €. Relembre-se que o grande vencedor da edição passada (em 2005) foi a dupla de arquitectos composta por Rem Koolhaas e Ellen van Loon, com a embaixada da Holanda em Berlim.
O Júri da presente edição, foi presidido por Ricky Burdett, e composto por Peter Cachola Schmal, Beth Galí, Bettina Götz, Luis Fernández Galiano, Ellen van Loon, Mohsen Mostafavi, Francis Rambert e Dietmar Steiner. Lluís Hortet foi o secretário. O Vencedor deste prestigiado prémio Internacional, será conhecido em Abril e a entrega oficial dos galardões será a 14 de Maio, no Pavilhão de Barcelona, da autoria do arquitecto Alemão Mies Van Der Rohe.