sábado, maio 26, 2007


Brevemente nas bancas, estará disponível a publicação que nos apresenta o Atelier ARQUIPROJECTA, da dupla de Arquitectos Conceição e Dante de Macedo.

Nesta publicação, para além da minha participação a nível de direcção de arte, temos como editor, João Carlos Fonseca (Fundador das publicações periódicas ARQUITECTURA E VIDA e ARCHINEWS) e fotografia, Fernando Guerra + Sérgio Guerra (Fotografia de Arquitectura). Existe igualmente a participação especial a nível de textos críticos de diversos Arquitectos, como por ex.: Augusto Pereira Brandão, Nuno Ladeiro, Rui Barreiros Duarte, Joana San-Payo, entre outros.

Do ponto de vista dos conteúdos, este livro apresenta-nos o Atelier e a sua história, através de entrevistas. Vários projectos são apresentados, juntamente com textos críticos e notas de autor. Existem igualmente outras componentes, não menos importantes do que a disciplina de Arquitectura, que aqui são expostas, tal como a engenharia, a arquitectura paisagista e as artes plásticas, revelando a relação do atelier com outras especialidades.

Esta é a primeira monografia de arquitectura elaborada pela editora INSIDECITY (EDIÇÃO, COMUNICAÇÃO e MARKETING). Seguir-se-á a edição de outras publicações sobre outros Arquitectos, de forma a construírmos uma colecção importante, que apresente a arquitectura do final do séc. XX e início do Séc. XXI.