quinta-feira, junho 21, 2007

ARQUITECTURA SEM EMISSÕES DE CO2
O dia mundial da Arquitectura será celebrado no dia 1 de Outubro e terá como tema, “Legar uma Arquitectura livre de emissões de carbono". A UIA (União Internacional dos Arquitectos) quer tornar visível, a óbvia urgência, em reduzir-se a emissão de CO2 para a atmosfera, em prol da defesa do planeta e do seu clima.

A construção é uma das causas que provoca um maior impacto ambiental. Segundo as conclusões que resultaram dos estudos efectuados pelo “Worldwatch Institute of Washington”, os edifícios consomem 60 % dos materiais extraídos da terra e, a sua utilização na actividade construtiva, gera metade das emissões de CO2 para a atmosfera. As emissões deste gás, resultantes basicamente da queima de combustíveis fósseis, são uma carga para o ciclo do carbono. Como consequência, o CO2 acumula-se na atmosfera, contribuindo assim, para a retenção da radiação solar na terra e consequentemente para o seu aquecimento global.
É importante compreender, que o impacto que um edifício tem a nível ambiental, não depende apenas da sua utilização, mas sim de um “ciclo de vida” – desde a extracção dos materiais até à própria construção.

A arquitectura sustentável surge-nos como uma alternativa a estes problemas, promovendo intervenções sobre o meio ambiente, controlando gastos desnecessários e preservando os recursos naturais, aumentando desta forma a relação homem/natureza.