quarta-feira, junho 13, 2007

C.A.T.L
CENTRO DE ACTIVIDADES E TEMPOS LIVRES

Em colaboração com o atelier de Arquitectura ACTOSGLOBAL, assumi a co-autoria deste projecto, juntamente com o Arqº Daniel Cabral e o Arqº Salvador Cebola.
Fotos do existente
Planta de Implantação
Planta do Piso 0

Corte AA´
Alçado Principal

Alçado Lateral Dto.

Alçado Lateral Esq.
Notas de autor
O presente projecto, diz respeito à ampliação de um anexo existente e sua reestruturação, reconvertendo-o em um C.A.T.L. (Centro de Actividades e Tempos Livres). O edifício existente tem uma área de 113.70 m2 e pretende-se a sua ampliação para uma área total de 165 m2. Pretende-se igualmente uma ligação, através de um percurso coberto, entre o edifício a ampliar e o actual Jardim-de-Infância – Externato pré-primário.
A exaustiva análise da zona a intervir e os estudos que daí derivaram, permitiu-nos identificar pontos de ligação e não de ruptura entre pré-existências e o projecto a desenvolver. Com um objectivo reestruturante e orientador de um tipo de vivências específicas, ligadas ao funcionamento de um Centro de Actividades de Tempos Livres e a todas as actividades aí exercidas, foi importante a criação dos diferentes espaços, segundo a valorização de aspectos proxémicos e antropométricos, visto que os futuros utilizadores se concentram numa faixa etária maioritária entre os 6 e os 14 anos de idade.

A organização espacial do novo edifício torna-se numa consequência lógica da sua implantação no terreno. Relativamente ao exterior, esta proposta, tem como base de modelação geométrica, uma linguagem simples e de fácil leitura. Esta simplicidade vai-se reflectir como uma consequência lógica no interior, o qual foi pensado, segundo uma preocupação racional de separar os diferentes espaços, que fazem parte do programa, mas nunca esquecendo, possíveis interligações para actividades polivalentes.
A nova construção apresenta um volume com 4,53 m de altura máxima e com a fachada principal (orientada a nascente) envidraçada, com vãos basculantes, que garantem uma iluminação e ventilação adequadas.
As compartimentações foram pensadas de uma forma racional e estruturadas de modo a cumprir as áreas exigidas pelo regulamento.

O acesso às instalações é feito através de uma zona de acolhimento que funciona também como área de distribuição para os diferentes núcleos.
O C.A.T.L foi projectado segundo as necessidades lúdicas e pedagógicas inerentes, desenvolvendo-se segundo 3 núcleos: Sala de actividades / zona de estudo / zona de atelier (separadas entre si por divisórias envidraçadas amovíveis); Instalações sanitárias e sala polivalente.

A pele envidraçada percorre o alçado principal do edifício, cumprindo não só a área de iluminação e ventilação exigida como também proporcionando a todas as salas, vistas para a zona de jogos e jardins. Existe assim, uma forte relação interior/exterior, pois, constitui um elemento de relação visual das crianças com a “envolvente verde”.
A nível do exterior, fica reservado uma área para a criação de zonas lúdicas de recreio, com revestimentos adequados à segurança dos utentes.

Modelação 3D: Arquitecto Salvador Cebola