domingo, setembro 02, 2007

NOVOS MODOS DE HABITAR

Hoje em dia, novas necessidades obrigam a novos modos de habitar na contemporaneidade. Novas formas, novos conceitos, diferentes preocupações, são o resultado de pesquisas e experiências. Apresento os projectos de três habitações unifamiliares, de ateliês distintos, que primam pela originalidade e que reflectem o essencial.

Single Hauz
Este projecto, da autoria do atelier Polaco Front Architects, revela a essência da necessidade em habitar uma casa, independentemente das condições envolventes. Pensada para qualquer tipo de superfície, esta habitação, revela igualmente o conceito do “efémero” na arquitectura.

Es Pujol de s'Era - estúdio de arquitectura + habitação
Este projecto, da autoria de Marià Castelló Martínez, situado na ilha Formentera, revela uma dupla preocupação – uma segregação entre vida pública (estúdio de arquitectura) e vida privada (habitação) – que se revela na relação da própria orientação da casa/atelier. Do lado norte, abre-se para a paisagem dominante o estúdio de arquitectura, enquanto do lado sul revela-se a moradia.


Aatrial House
A "Aatrial house" está localizada em Opole na Polónia e foi desenhada pelo atelier Polaco KWK PROMES. Este projecto, apresenta-se com uma configuração atípica, como consequência do acesso a sudoeste. Este, faz-se por debaixo da própria habitação até ao átrio, criando um novo modelo espacial. A "Aatrial house" é fechada para o interior e aberta para o exterior.
Fotos “Aatrial House”: Juliusz Sokoowski, Aleksander Rutkowski