domingo, abril 13, 2008

EXPERIMENTADESIGN DE REGRESSO...

"ExperimentaDesign – Bienal de Lisboa (EXD) é um evento internacional dedicado ao design, arquitectura e cultura contemporânea.
A Bienal de Lisboa apresenta projectos, conceitos e ideias originais em diferentes formatos que vão das conferências e projecções às exposições, intervenções urbanas, workshops e debates, realizados em vários espaços da capital portuguesa.
O principal vector da bienal é o design no seu sentido mais amplo, não apenas nas suas múltiplas vertentes de criação e produção, mas o design enquanto disciplina operativa e metodologia de trabalho. O segundo vector da Bienal é a arquitectura, nas suas diversas escalas e âmbitos. Assumindo a cultura de projecto como eixo central e olhando-a sob uma perspectiva múltipla e inclusiva, a EXD apresenta conteúdos em áreas tão diversas quanto o ambient design, arquitectura, artes visuais, cinema, design gráfico, design industrial, fotografia, multimédia, música e vídeo.
A ExperimentaDesign – Bienal de Lisboa gira em torno de ideias e indivíduos, propiciando intercâmbios, intersecções e actualização de competências. Aposta na democratização do conhecimento e acredita que a cultura está na base do desenvolvimento, da inovação e do progresso a diversos níveis, social, tecnológico e económico.Produzida em parceria estratégica com a Câmara Municipal de Lisboa e com o Ministério da Cultura, a EXD opera uma rede de colaborações e co-produções com instituições, agentes da sociedade civil, empresas, criadores e teóricos nacionais e internacionais com quem partilha pontos de vista e atitudes e que acreditam nos benefícios da colaboração e da partilha.
A ExperimentaDesign-Bienal de Lisboa edifica na capital portuguesa uma plataforma internacional dinâmica orientada para a discussão e reflexão, empenhada em promover a importância do design e da produção cultural contemporânea. Visitada por mais de 340,000 pessoas desde a sua primeira edição em 1999, a Bienal invade a capital portuguesa a cada dois anos, de Setembro a Novembro, tendo já conquistado o reconhecimento de criadores, críticos, jornalistas, produtores, académicos, estudantes, decisores politicos e do público em geral. Ao conjugar cultura, economia, indústria, comunicação, investigação, desenvolvimento, mass media e educação, a EXD articula estes factores enquanto catalizadores indispensáveis ao desenvolvimento regional e global, tendo assegurado assim o seu lugar no panorama internacional dos grandes eventos culturais.
Acima de tudo, a ExperimentaDesign – Bienal de Lisboa é uma plataforma aberta, em permanente transformação e crescimento, dinâmica, flexível e receptiva a novos contributos e desafios"

De regresso, após a última edição de 2005, em 2008 a bienal lança pela primeira vez o programa EXD Warm-Up que acontece em Lisboa entre 5 e 7 de Setembro de 2008.O EXD Warm-Up é um evento de 3 dias, aberto ao público, criado para discutir e lançar o tema da bienal do ano seguinte.
SEXTA, 5 DE SETEMBRO
Programa em desenvolvimento
SÁBADO, 6 DE SETEMBRO
Peter Zumthor, Buildings and Projects 1986-2007
Inauguração da exposição e conferência
DOMINGO, 7 DE SETEMBRO
Programa em desenvolvimento
Ainda este ano, a Experimentadesign – Lisboa/Amsterdam, que resulta da colaboração entre a Experimenta e a Experimenta Design Amsterdam Foundation e entre Lisboa, Portugal, Amsterdão e Holanda, acontecerá em Amesterdão - 18 de Setembro / 2 de Novembro 2008 e terá como tema: "Space and Place".

A ExperimentaDesign Lisboa 2009, acontecerá de 16 de Setembro a 29 de Novembro 2009 e o tema será: "It´s About Time"