domingo, maio 25, 2008

REVISTA ARCHINEWS 08
ARX PORTUGAL

A revista ARCHINEWS e os seus editores continuam de mãos dadas com a arquitectura portuguesa. A edição nº 08 (Abr, Mai, Jun) da revista ARCHINEWS apresenta o distinto ateliê ARX Portugal, liderado pelos irmãos Nuno e José Mateus. Fundada em 1991, a ARX Portugal Arquitectos é, hoje em dia, um dos ateliês cujo o trabalho revela e demonstra toda uma capacidade de investigação e experimentação, apropriando as diversas vontades e intenções aos diversos contextos onde operam. É entre essa busca e a capacidade criativa, a qual não se prende a pressupostos fixos, que surge uma arquitectura específica.

“Mais do que procurar os pontos comuns entre cada novo projecto e o anterior, interassa-lhes encontrar as diferenças. É como se regressassem continuamente ao zero. E, a um certo nível, é essa ideia de inovação que lhes interessa”.

ARX PORTUGAL
NUNO MATEUS

Nasceu em Castelo Branco, em 1961 e licenciou-se em Arquitectura, em 1984, pela FAUTL (Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa.
Em 1987 fez o "Master of Science in Architecture and Building Design”, na Universidade de Columbia, em Nova Iorque.
Trabalhou com Peter Eisenman, em Nova Iorque, de 1987 a 1991 e com Daniel Libeskind, em Berlim, em 1991, entre outros.
Tem ensinado em diversas Escolas de Arquitectura, foi Director do DA/UAL, Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa de 2004 a 2007 e exerce actualmente a docência no DA/UAL, Projecto III e VI, na FA/UTL Projecto V e ESARC-UIC (Barcelona) em Proyectos II. É desde 1997 orientador individual de Projecto Final (6ºano) na ESAP.
Em 1991 fundou a ARX Portugal Arquitectos, com José Mateus. Proferiu e participou em inúmeras conferências sobre o trabalho da ARX Portugal em diversos países.Foi convidado, em Portugal, para diversos juris de concursos nacionais e internacionais.
O trabalho da ARX tem obtido diversas distinções e prémios dos quais de podem salientar o “International Architecture Awards“, The Chicago Athenaeum, EUA, 2006 (Biblioteca Municipal de Ílhavo), "Prémio AICA", Associação Internacional dos Críticos de Arte / Ministério da Cultura 2003, Nomeação para o "Prémio Secil 2002", nomeação para o "Prémio Mies Van Der Rohe 2002" e "XXI Encontro Internacional do UIA", Berlim, Alemanha, 2002 (Museu Marítimo de ílhavo).Para além de inúmeros artigos em jornais e revistas generalistas ou especializadas, foram já publicadas 3 monografias sobre o trabalho da ARX: "Uma Segunda Natureza" (Blau) e "Realidade Real" (CCB) em 1993 e "Museu Marítimo de Ílhavo" (Caleidoscópio), em 2004.
O trabalho da ARX foi objecto de uma Exposição Monográfica, "Realidade Real" que inaugurou o Centro de Exposições do Centro Cultural de Belém (CCB) em Junho de 1993. Desde então tem integrado exposições colectivas ou monográficas, um pouco por todo o mundo.
Em 2007 foi emitido um selo pelos CTT-Correios de Portugal com o Museu Márítimo de Ílhavo, integrado na colecção de “Arquitectura Contemporânea Portuguesa”

JOSÉ MATEUS
Nasceu em Castelo Branco, em 1963 e licenciou-se em Arquitectura pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa (FAUTL), em 1986.
É Presidente da Assembleia Regional Sul da Ordem dos Arquitectos. Foi vice-presidente da Direcção da mesma Secção Regional no Triénio 2005-2007.
Director da primeira Trienal de Arquitectura de Lisboa em 2007.
Foi docente na Escola Superior de Artes Decorativas de Lisboa (ESAD) e no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e Empresa (ISCTE), e é actualmente professor convidado na Escola Superior de Arquitectura da Universidade Internacional da Catalunha (UIC-ESARQ), em Barcelona.
Autor/coordenador da revista semestral Linha (Arquitectura, Design e Paisagem) do semanário Expresso, foi também autor/coordenador das duas séries de televisão Tempo & Traço para a Sic-Notícias. É participante regular no programa Na Ordem do Dia da TSF.
Conferencista em Portugal, Espanha, EUA, Hungria, Inglaterra, Brasil, Bélgica e Itália. Integrou o Júri do Prémio de Arquitectura da Bienal de São Paulo em 2003 e Europan Espanha 2007. Fundou, com Nuno Mateus, a ARX Portugal em 1991.
Em 1993, o trabalho da ARX foi objecto da Exposição “Realidade Real” no CCB e integrou inúmeras outras, nomeadamente a “Percurso/ Útvonal – ARX Portugal” (Budapeste, 2000), a “Influx 0.1” (Fundação de Serralves, 2002), a “Contaminantes/Comunicantes” (Lisboa, 2000) e a Trienal de Nara (1994). Com o Centro Regional de Sangue do Porto, integrou a exposição “Architettura e Design del Portogallo 1998-2004” da Trienal de Milão.
Os projectos da ARX foram objecto de inúmeros prémios, menções e nomeações, nomeadamente o International Architecture Award2006 para a Biblioteca Municipal de Ílhavo (The Chicago Athenaeum) e o Prémio AICA 2003 (Associação Internacional dos Críticos de Arte) para o Museu Marítimo de Ílhavo, também nomeado para os Prémios SECIL 2002 e Mies van der Rohe 2002.
Para além de projectos, artigos e referências em periódicos e revistas especializadas, foram publicadas três monografias sobre o trabalho da ARX: Uma Segunda Natureza (Blau, 1993), Realidade Real (CCB, 1993) e Museu Marítimo de Ílhavo (Caleidoscópio, 2004).
REVISTA ARCHINEWS
DIRECTOR: CARLOS ALHO
DIRECTOR EDITORIAL: JOÃO CARLOS FONSECA
DIRECTOR DE ARTE: MÁRCIO CAMPOS
EDITORA: INSIDECITY - NEW EDITORIAL CONCEPTS