quarta-feira, julho 23, 2008

ARCHINEWS Nº 09
JOÃO SANTA-RITA

A edição nº 09 da revista Archinews conta com a presença do arquitecto João Santa-Rita. Entre os pedaços de memórias e recortes do passado que preenchem as paredes do seu ateliê, um acumular de experiências e registos definem a sua obra e vão criando, inevitavelmente, a própria história e as referências internas. O ateliê foi fundado em 1990 e, durante dez anos intensos, partilhou a actividade profissional com o seu pai José Santa-Rita, herdando dele a paixão e o gosto pela profissão.

É através do desenho, como actividade mental, que João Santa-Rita exprime as suas vontades e os seus anseios. É nessa incessante busca que as ideias fluem no papel e os traços vão preenchendo vazios, vão construíndo vazios. São esses gestos que estão na origem da materialização dos conceitos. Estes processos de pesquisa intensos, são a motivação para quem concebe uma ideia e a vê construída.
“Se a arquitectura fosse coisa de resultados simples e de compreensão im­ediata não teria a mesma repercussão, nem na vida de quem a faz, nem na vida de quem a vive”.
Revista Archinews nº 09 / João Santa-Rita - Julho/Agosto/Setembro
Editora: Insidecity - New Editorial Concepts