domingo, agosto 24, 2008

A CENTOPEIA” - CASA DE CHÁ
GUILHERME MACHADO VAZ


A “Centopeia” é uma casa de chá, localizada no jardim Basílio Teles, em Matosinhos e é da autoria do arquitecto Guilherme Machado Vaz. O jardim situa-se em frente a um conjunto notável de edifícios desenhados pelo arquitecto Alcino Soutinho, nos finais da década de 80. Este, inicialmente um jardim romântico do séc. XIX, é, hoje em dia, um somatório de várias intervenções arquitectónicas de má qualidade e de equipamentos urbanos obsoletos.
A ideia inicial era recuperar o desenho original do jardim e demolir todos os equipamentos que foram construídos nas últimas décadas. A proposta não foi aprovada e a intenção de se construir um edifício no jardim permanecia.

Planta de Localização
Planta do Piso Térreo
Cortes
Pormenor Construtivo
Nesse sentido, a ideia principal concentrou-se no desenvolvimento de uma construção com uma aparência de pavilhão, que pudesse ser removido a qualquer altura e construído em qualquer lugar, caso a administração mudasse de ideias. Algo que transmitisse leveza e que, tendo um carácter abstracto, se assumisse como uma escultura ou um objecto natural do jardim. Assim, a casa de chá insere-se harmoniosa e organicamente no espaço existente, respeitando, igualmente, a presença das árvores. Obedece a um ritmo através da combinação repetida dos elementos construtivos e da sua estrutura flexível, assemelhando-se a uma centopeia.


Toda a construção foi concebida segundo um processo de pré-fabricação, sendo a madeira – elemento obtido de florestas nórdicas auto-sustentáveis – o material fundamental para uma maior integração na envolvente próxima.
Cliente: Câmara Municipal de Matosinhos
Localização: Matosinhos, Portugal
Projecto: 2002-2004
Construção: 2004-2005
Madeira Laminada: Flexilam
Estrutura e engenharia hidráulica: Carla Martins
Engenharia eléctrica: Pedro Sanches
Empreiteiro: Norasil
Área de construção: 220 m2
Orçamento: 200.000 €
Fotografias: Leonardo Finotti