quinta-feira, novembro 06, 2008

TIAGO SANTOS VENCE CONCURSO DE IDEIAS
O arquitecto Tiago Filipe Santos foi o grande vencedor da terceira edição do Concurso de Ideias do Salão Imobiliário de Lisboa, que se centrou, este ano, na revitalização de uma parcela do Bairro de Santa Cruz de Benfica. A zona de intervenção, distante de uma condição urbana utilizável, apresenta-se como um vazio urbano, cuja descaracterização potencializa a fragmentação do tecido social, inviabilizando, igualmente, a sua relação com a envolvente próxima e a realidade construída. Foi com base nestes pressupostos que Tiago Santos deu um renovado sentido ao lugar, criando um novo espaço público de referência – O Jardim do Bairro de Santa Cruz.


Notas de Autor
Configuração urbana e formal
O Jardim ocupa toda a frente nascente do lote municipal, junto à via pública, potenciando acessos facilitados e o usufruto diário por parte dos moradores do Bairro. É abraçado pelo novo equipamento (Centro de Dia e de Apoio à Saúde) a sul, pelo Clube do Bairro (existente) a norte, e pelo conjunto de 7 casas em banda a poente. Este perímetro construído, encerra o Jardim e estabelece uma percepção clara dos seus limites.
As 7 casas em banda são compostas por jardins horizontais numa relação de continuidade visual com o Jardim Público e por jardins verticais/pátios que intersectam os espaços habitáveis, actuando como colectores de luz natural e como dispositivos que contribuem para a eficiência energética das casas de uma forma passiva. O desenvolvimento das casas em meios pisos cria relações de hierarquia e ambiguidades de escala que contribuem para a sua riqueza espacial interna/externa.
O Centro de Dia e de Apoio à Saúde anuncia-se sobre a Rua do Parque, actuando como um magneto urbano, catalisador de um novo modus vivendi, uma porta que anuncia a presença do Jardim.
Visão futura
O Jardim do Bairro de Santa Cruz é fruto de um processo de transformação de um problema numa oportunidade. A criação de uma lugar genuíno, no coração do Bairro, que se quer próximo, física e emocionalmente da população local.
NOTA BIOGRÁFICA
Tiago Filipe Santos (1981), é arquitecto pela FA-UTL desde Junho de 2005, com inscrição na Ordem dos Arquitectos desde Março de 2007. É pós-graduado em Construção pelo IST-UTL (Diploma Formação Avançado em Construção) desde Setembro de 2008.
Recebeu diversos prémios dos quais se destacam: Prémio Comendador Joaquim Matias pelo melhor projecto académico do ano lectivo 2004-2005 na FA-UTL; Premiado no Concurso Celebração das Cidades 2003 da UIA em parceria com João Caria Lopes, 3º Prémio no Concurso Internacional Chan Chan 2006 em parceria com João Caria Lopes e Carlos Sequeira; Menção Honrosa no Concurso Moradia 13 da Vila Utopia em 2006; 2º Prémio no Concurso por Convite da Cenário Urbano em parceria com João Caria Lopes; 1º Prémio no Concurso “Vamos Fazer Cidade” – cidade de Aveiro do Jornal Expresso e Ordem dos Arquitectos em parceria com João Paulo Cordielos, em 2007; Menção Honrosa no Concurso Internacional Europan9 – Odivelas – Sítio do Barruncho em parceria com João Caria Lopes, em 2007. 1º Prémio no Concurso Público “40 Fogos de São Marçal” em co-autoria com CVDB Arquitectos Associados em 2008.
É colaborador do atelier CVDB Arquitectos Associados desde 2003, tendo participado em inúmeros concursos e projectos nas suas diversas fases. É co-autor do Projecto “40 Fogos de São Marçal” em Oeiras.
Participou em workshops em Portugal e no estrangeiro, tem projectos publicados nacional e internacionalmente e esteve presente em 2007, por convite na Exposição Arquitectura Virtual, no âmbito da I Trienal de Arquitectura de Lisboa com o trabalho Innerlodge - Chan Chan 2006.
Texto e imagens cedidas gentilmente pelo autor