sábado, fevereiro 07, 2009

A ARTE DE HERZOG & DE MEURON
O mais recente projecto da dupla de arquitectos suíça Herzog & de Meuron – o Espaço das Artes de Tenerife – foi construído em Santa Cruz, Espanha e é a terceira obra destes autores a ser erguida em terras de “nuestros hermanos”, depois da Caixa Forum, em Madrid e do Edifício Fórum, em Barcelona.

Do ponto de vista programático, o Centro de Artes de Tenerife concentra, em cerca de 20.600 m2, uma livraria pública, um museu de arte contemporânea, o centro de fotografia de Tenerife, uma loja, um café/restaurante e diversos espaços públicos para utilização da comunidade.
Através de uma rampa, que intersecta o edifício de uma extremidade a outra, uma praça, de forma triangular, surge-nos como um novo espaço público intersticial. O volume compacto estende-se horizontalmente sobre o terreno, sendo a sua fachada em betão armado aparente, composta por cerca de 1200 aberturas com 720 formas diferentes, que filtram a entrada de luz natural, criando diferentes ambientes, intensificando, dessa forma, a poética dos diferentes espaços.
Fotografia: Iwan Baan