domingo, fevereiro 22, 2009

FALECEU O MESTRE LAGOA HENRIQUES
Com cerca de 60 anos dedicados, intensamente, à criação artística, o Professor escultor Lagoa Henriques, autor da mítica escultura representativa do poeta Fernando Pessoa que se encontra na esplanada do Café Brasileira, no Chiado, faleceu sábado passado (21 de Fevereiro de 2009), em Lisboa, com 85 anos de idade. Sobrevivem as suas esculturas, os desenhos, as poesias e as memórias.
Impulsionador de sucessivas gerações de criadores artísticos, autor de desenhos e esculturas, poeta, conferencista e coleccionador de peças tão diversas como pinturas, conchas, livros, troncos de árvores e outros acervos, segundo o seu site na Internet, Lagoa Henriques "deixa um vazio" no círculo em que se movimentava.
Iniciou os seus estudos artísticos no Curso Especial de Escultura da Escola de Belas-Artes de Lisboa, em 1945, e em Julho de 1948 passou para a Escola de Belas-Artes do Porto, onde posteriormente foi professor.
Concluiu o Curso Superior de Escultura em 1954, na Escola de Belas-Artes do Porto, com a apresentação de um trabalho de pleno relevo classificado com a nota máxima de 20 valores, a escala utilizada à época. Acabou por ficar no Porto, durante alguns anos, como assistente do mestre Barata-Feyo, o qual foi seu professor durante o curso.
Nos anos 70 um forte incêndio destruiu o seu ateliê em Belém e, com ele, 40 anos de criação artística. Essa tremenda destruição fez com que as formas transfiguradas que já se faziam notar na sua obra se evidenciassem ainda mais. Ver as esculturas em bronze a derreterem e os desenhos a dissiparem-se entre o fumo e as chamas, teve esse impacto em Lagoa Henriques.
Vítima de doença prolongada, o mestre Lagoa Henriques abandona, assim, o mundo dos vivos, imortalizando-se através da sua notável obra…

Fotografia: Telmo Miller, 2007; Casa Museu Lagoa Henriques , Avenida da Índia, Lisboa ; Projecto de Remodelação/Reabilitação do Professor Arquitecto Troufa Real