sexta-feira, agosto 14, 2009

/// ALGUNS PROJECTOS RECENTES
ART FUND PAVILLION, concurso internacional, Londres

Este concurso internacional solicitava aos participantes que explorassem, do ponto de vista projectual, a conceptualidade de um pavilhão semi-permanente a construir em Londres no festival de design. Pretendia-se um objecto com 35 m2 que apresentasse um espaço cuja versatilidade permitisse uma utilização diversificada de acordo com os vários momentos que aí iriam decorrer. Era importante que essa versatilidade correspondesse, sobretudo, a três acontecimentos: Conferências, exposições e eventos informais.

Conceptualmente, o projecto surgiu como um momento fragmentário, anunciando o percurso que antecederia a chegada e a entrada do museu The LightBox. A fragmentação do volume, que resulta da relação transparente/opaco permite, ainda, uma clara simbiose com o exterior, evidenciando diferentes cenários de acordo com o percurso que é feito no seu interior.

GREEN SHADOW STRUCTURE, Lisboa

Este é o estudo de uma “estrutura verde” de ensombramento autoportante que permita trazer sombras para zonas onde elas não existem, podendo funcionar, igualmente, como ponto informativo ou ponto de wireless na cidade. O seu revestimento vegetal reforça o seu sentido metafórico de árvore=sombra / estrutura verde construída=sombra.

A combinação diversificada do módulo de 10m x 5m, permite várias morfologias de espaço e várias configurações, apontando para algo efémero mas versátil.
INTERNATIONAL COMPETITION FOR THE MASTERPLAN OF KORÇA CITY CENTER, ALBANIA, 3rd place
Este projecto foi desenvolvido em colaboração com os ateliês Domus Concept (João Miguel Fernandes e Márcio Campos com João Cardoso e Luís Pedroso); CVDB Arquitectos (Cristina Veríssimo e Diogo Burnay, com Hugo Nascimento, João Falcão e Tiago Santos) e ateliê BASE (João Caria Lopes), Proap (Arquitectura Paisagista), Afaconsult (Engenharia) e Esmeralda Fetahu (artes plásticas). O 1.º lugar foi atribuído ao ateliê alemão Bolles+Wilson, em 2.º lugar ficou o ateliê holandês JA - Joubert Architecture e em 4.º lugar o ateliê belga 51N4E bvba. Após a fase inicial, o arquitecto Daniel Libeskind foi, igualmente, seleccionado para a shortlist final. Contudo, este viria a abandonar a competição mais tarde, ficando apenas quatro equipas em concurso.
Este concurso apresentou-se dividido em duas fases e teve como objectivo principal a regeneração do centro da cidade de Korça, de forma a potencializar o seu desenvolvimento económico, social, turístico e histórico, melhorando os seus atributos funcionais, de acordo com novas condições urbanas de contemporaneidade.

Foi solicitada uma intervenção numa área de 197.000 m2 e o programa era composto por estacionamentos, apartamentos, espaço público, espaços comerciais, escritórios, revelando a preocupação das autoridades locais em transformar esta cidade, utilizando premissas sustentáveis, com vista a um renovado ambiente urbano, que acompanhe, no tempo actual, as necessidades dos habitantes.
A nossa proposta apresentou uma cuidada intervenção urbana como ponto de partida para a resolução dos problemas e carências da cidade. Toda a estratégia do projecto resultou do entendimento da realidade local. A área de intervenção apresentava, à partida, uma real desconexão com a envolvente próxima/distante, existindo muitas ruas que terminavam no seu limite. Uma das potencialidades da proposta baseou-se na ligação destas diversas áreas através de uma nova rede de caminhos, que permitisse uma maior permeabilidade entre a cidade antiga e o parque urbano proposto, enfatizando, metaforicamente, a presença das montanhas que rodeiam Korça. Este novo parque liga, ainda, três dos principais pontos culturais da cidade – as praças da Catedral, do Teatro e a Boulevard. O centro da cidade ganharia, assim, um novo fôlego e uma nova presença, onde o espaço público serviria como pressuposto para a continuidade de toda a cidade e para um ambiente urbano saudável.