terça-feira, setembro 08, 2009

/// EXD - IT´S ABOUT TIME
Amanhã, dia 9 de Setembro, primeiro dia de Experimentadesign.
As Conferências de Lisboa iniciam com a presença dos arquitectos Alejandro Aravena e Julien de Smedt.
Alejandro Aravena (CL) — Formado pela Universidade Católica do Chile, trabalha como freelancer desde 1994 e é Director Executivo de ELEMENTAL S.A desde 2006. Tem desenvolvido inúmeros projectos para a Universidad Católica e o Colegio Huelquen Montessori, bem como projectos de âmbito social, tais como a construção de mais de um milhar de habitações para a população desfavorecida do Chile. Alejandro Aravena foi agraciado com diversos prémios, entre eles: Leão de Prata (XI Bienal de Veneza); Primeiro Prémio da 12ª e 15ª Bienal de Santiago e o Erich Schelling Architecture Medal 2006 (Alemanha). Professor convidado da Harvard GSD entre 2000- 05, lecciona na Universidade Católica do Chile e foi recentemente nomeado membro do júri do Prémio Pritzker.
Julien de Smedt (BE) — Julien De Smedt licenciou-se em 2000 na Bartlett School of Architecture, Londres, e trabalhou no atelier do arquitecto Rem Koolhaas, Office for Metropolitan Architecture, em Roterdão, enquanto aluno e após finalizar os estudos universitários. Em 2001 co-fundou o atelier PLOT e em 2006 abriu o gabinete actual, JDS, em Copenhaga. O ano de 2008 viu surgiu duas sucursais, em Bruxelas e Oslo. Entre outros prémios, Julien De Smedt recebeu o Rotterdam-Maaskant Prize em 2009, a medalha Eckersberg em 2005, e o Henning Larsen Prize em 2003. O projecto para o Stavanger Concert Hall foi considerado a melhor sala de concertos do mundo na Bienal de Veneza e Mountain Dwellings, o melhor projecto residencial no World Architecture Festival em
Barcelona e no MIPIM em Cannes. Em 2007 foi publicada e primeira monografia sobre JDS, intitulada PIXL TO XL.
Julien De Smedt tem leccionado como professor convidado na Rice University, Houston, Texas e na University of Kentucky, e tem proferido diversas conferências em universidades como a Harvard University, a McGill University, a Architectural Association of Ireland, a Yale University, o SCI-Arc e a University of Southern California, entre outras. O seu trabalho tem sido exposto em diversas cidades internacionais, entre as quais, Copenhaga, Toronto, Paris, Nova Iorque e São Paulo.