sábado, janeiro 30, 2010

/// JOÃO PRATES RUIVO E RAQUEL MARIA OLIVEIRA VENCERAM CONCURSO UP TO 35

Os arquitectos João Prates Ruivo e Raquel Maria Oliveira venceram o Concurso Internacional Up to 35 Student Housing Competition, com o projecto “18 Steps”.
O júri composto por Bjarke Ingels, Marcel Meili, Yoshiaru Tsukamoto, Andreas Korkoulas, Iasson Tsakounas e Elia Zhengelis tinha já seleccionado a proposta dos portugueses para uma shortlist de cinco finalistas, escolhidos de entre as 245 propostas a concurso, oriundas de 45 países.


O relatório do júri foi divulgado recentemente e os cinco trabalhos finalistas serão expostos no Benaki Museum, Pireos Street, em Atenas, Grécia, a 24 de Março de 2010. Entretanto, será publicado um livro documentando todo o processo do concurso. O prémio para a equipa vencedora é a construção da residência de estudantes em Atenas.
Segundo o júri, esta proposta introduz um conceito a partir do qual é dada maior importância às relações sociais. Mais do que os outros, este projecto manteve sua ênfase através do equilíbrio entre os aspectos de vivência privada e colectiva. Apesar de manter uma presença calma e modesta, 18 passos é um projecto muito preciso, com uma ideia bastante conceptual sobre a vida em comunidade de 18 alunos e, por estas razões e pela adequação ao sítio, o júri decidiu atribuir-lhe o primeiro prémio.