segunda-feira, julho 19, 2010

/// JOVENS PORTUGUESES PREMIADOS
O atelier português blaanc borderless architecture, constituído por quatro jovens arquitectas – Ana Morgado, Lara Camilla Pinho, Carmo Sousa Macedo Caldeira e Maria da Paz Sequeira Braga - em parceria com o Arquitecto João Caeiro, ganhou o concurso internacional de arquitectura Open Source House, cujo objectivo era projectar uma habitação sustentável, flexível e de baixo custo, que servisse de modelo para países em desenvolvimento.

O concurso foi promovido pela Enviu, innovators in sustainability, uma organização sedeada na Holanda, promotora internacional de empreendedorismo sustentável e que, em colaboração com o arquitecto Vincent van der Meulen, fundou a OS-House, uma organização sem fins lucrativos que procura promover melhores e mais sustentáveis condições de habitação em países em desenvolvimento.
O projecto português vencedor, apreciado pelo júri devido ao seu forte conceito, sólida fundamentação e apresentação sofisticada, competiu com mais de 3100 arquitectos de 45 países. O projecto “Emerging Ghana” será construído como casa-piloto nos arredores de Accra, tendo como objectivo contribuir para a melhoria das condições de vida e habitação de mais de
100.000 famílias até ao ano 2020.
Imagens cedidas gentilmente pelos autores