domingo, outubro 31, 2010

/// ARCHINEWS 16 - SOUTO DE MOURA
"A obra de autor de Eduardo Souto de Moura enquadra-se na arquitectura internacional como pioneira e representativa de uma geração, que soube assumir o compromisso entre a herança do passado e a utopia arquitectónica dos “manifestos” de arquitectura para o futuro, criando uma arquitectura de vanguarda no presente.

É portador de uma visão de arquitectura integrada e contextualizada na continuidade evolutiva das memórias construídas, onde as formas arquitectónicas e o sentimento produzido são permanentes e duráveis.

O projecto e a obra construída reflectem uma pesquisa e um questionar contínuo nas qualidades visíveis da arquitectura, procurando soluções espaciais sempre inovadoras, num novo sistema de relações ambientais que produzem um novo ambiente humano e construído.

No seu discurso, Souto de Moura enfatiza a “regra e o modelo” e recomenda que sempre foi assim e assim deve continuar a ser. Mas, como em tudo na vida, todos reconhecemos que há excepções que reforçam a regra.

Na sua obra arquitectónica, onde ressalta o protagonismo da forma e se expressa a emotividade criadora, com sentimento, procura, através da Arquitectura, cumprir o objectivo de proporcionar o máximo conforto possível, usando tecnologias e materiais de ponta, sem nunca perder de vista a realidade cultural e tradicional". Editorial: Carlos Alho, Professor Doutor Arquitecto

Revista Archinews 16 (Abril, Maio, Junho 2010)