domingo, outubro 31, 2010

/// CENTRO INTERPRETATIVO DO TAPETE DE ARRAIOLOS
CVDB Arquitectos, Cristina Veríssimo e Diogo Burnay

"O Centro Interpretativo do Museu de Arraiolos [C.I.T.A] irá ocupar o antigo Hospital do Espírito Santo. Localiza-se na Praça Lima e Brito em Arraiolos, espaço público de excelência, que integra a Câmara Municipal, diversos estabelecimentos comerciais e serviços, numa “plataforma” pública pedonal que é um “palco social” aberto. O C.I.T.A. vem contribuir para a dinamização social e cultural da Praça e da Vila de Arraiolos.

O edifício existente teve múltiplas transformações ao longo dos tempos, apresentando-se hoje como um somatório de intervenções, muitas delas pouco qualificadas. Não obstante, existem elementos que devem ser restaurados e reequacionados a par da nova intervenção.

A intervenção arquitectónica propõe uma abordagem contemporânea, definindo estratégias selectivas sobre o existente, e propondo um edifício restaurado e reorganizado de forma a melhor responder às exigências funcionais do programa e a todas as necessidades e tecnologias inerentes a esse uso, criando, em suma, um C.I.T.A. de cariz contemporâneo, capaz de integrar um “discurso expositivo” coerente e contínuo, que torne clara a “mostra” da Arte do Tapete de Arraiolos.

Conceptualmente, o programa é organizado a partir de um eixo central de acesso e distribuição, que nasce na Recepção, Átrio de Entrada e segue para o Átrio de Distribuição/Expositivo, a partir do qual se cria uma rótula de ligação às três principais áreas do programa público: Área de Exposição Temporária/Auditório no piso 0, Área de Exposição Permanente, ocupando todo o piso 1 e Área do Serviço Educativo, no piso 0. O Átrio de Distribuição/Expositivo é, deste modo, eleito como sendo o “coração” do Centro Interpretativo, espaço abobadado de duplo pé-direito que interliga todos os espaços. No piso 0, a proposta procura manter e reabilitar praticamente todos os elementos, revelando os tectos existentes que têm particular interesse arquitectónico. No piso 1, a proposta tem uma acção mais profunda, que visa a re-concepção de todas as coberturas, criando novos tectos lumínicos, com recurso a lanternins zenitais, que se assumem como “funis invertidos de luz difusa”.

O Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos trás consigo uma nova luz para o edifício do antigo hospital do Espírito Santo, com o objectivo de se constituir num agente cultural catalisador de tradição e modernidade para Arraiolos".

FICHA TÉCNICA: CENTRO INTERPRETATIVO DO TAPETE DE ARRAIOLOS 1.º Lugar - Concurso Público; Localização: Praça Lima e Brito, Arraiolos; ARQUITECTURA: CVDB Arquitectos Associados - Cristina Veríssimo, Diogo Burnay e Tiago Filipe Santos; COLABORAÇÃO: Ângelo Branquinho, Ariadna Nieto, José Maria Lavena, Laura Palma e Miguel Traveso; ESPECIALIDADES: AFA Consult; ARRANJOS EXTERIORES: F&C Arquitectura Paisagista; CONSULTOR NA ÁREA DA REABILITAÇÃO: Prof. Arq. José Aguiar; PROMOTOR: Câmara Municipal de Arraiolos; CUSTO TOTAL: 750.000,00 €; ÁREA BRUTA DE CONSTRUÇÃO: 1.000,00 m²

Texto e imagens cedidas gentilmente pelos autores.