domingo, outubro 31, 2010

///ARCHINEWS 17 - FSSMGN
FERNANDO SANCHEZ SALVADOR E MARGARIDA GRÁCIO NUNES

"Esta dupla de arquitectos começou por desenhar planos de urbanização para alguns dos municípios portugueses nos anos 80 e, a partir daí, surgem as metodologias de planeamento urbano que procuram a visão holística na Arquitectura, procurando interpretar a sensibilidade do seu tempo, repensar a cidade, nomeadamente o modo como a queremos viver e habitar, mais do que as suas formas arquitectónicas.

Depois de desenhar as incertezas da cidade de forma a criar novas formas urbanas surge a oportunidade e a fé de projectar equipamentos de uma forma humilde e contida, onde a preocupação pelo detalhe os levou a desenvolver o que se considera muito trabalho de ourivesaria arquitectónica.

Desde 1983 que a participação regular em exposições individuais e colectivas, de Arquitectura e Design a nível internacional os destacou no cenário nacional para obras de reabilitação arquitectónica, de onde se destacam a intervenção no Palácio da Pena, em Sintra, a discoteca lisboeta Lux e o restaurante-bar Bica do Sapato, em Santa Apolónia.

Destacam-se igualmente as abordagens para a arquitectura efémera, nomeadamente as dos pavilhões das Feiras do Livro de Lisboa.

Nos últimos anos salienta-se a conciliação e simbiose da actividade docente, a investigação, a experimentação de formas, tecnologias e materiais, entre o novo e o antigo, na procura de linguagens de experimentação criativa, multidisciplinar, técnico-artística". Editorial: Carlos Alho, Professor Doutor Arquitecto


Revista Archinews 17 (Julho, Agosto, Setembro 2010)