sábado, fevereiro 19, 2011

/// BLAANC + CAEIROCAPURSO DISTINGUIDOS
Após 7 meses de ter ganho o concurso internacional Open Source House no Gana, o atelier português blaanc, em parceria com o atelier CaeiroCapurso sedeado no México, foi premiado com um financiamento de 25.000$USD no concurso internacional Gamechangers, para a construção do projecto San Pedro Apóstol – Rural Sports Center, no México. Este concurso foi promovido pela Architecture for Humanity em parceria com a Nike Inc. em mais uma iniciativa para ajudar comunidades carenciadas e fomentar a coesão social através do desporto.
O projecto irá ser construído já em 2011, sedimentando por parte destes ateliers um percurso de intervenção social e sustentável através da arquitectura.
Uma vez mais, o atelier português blaanc borderless architecture, constituído por quatro jovens arquitectas – Ana Morgado, Lara Camilla Pinho, Carmo Sousa Macedo Caldeira e Maria da Paz Sequeira Braga - em parceria com o atelier CaeiroCapurso baseado no México, do qual fazem parte o arquitecto português João Caeiro e o italiano Fulvio Capurso, juntamente com os colaboradores Alessandra Basile (IT) e Efrain Vasquez (MX), foi premiado no concurso internacional de arquitectura Gamechangers. O objectivo era conceber um projecto de instalações desportivas que contribuísse para resolver problemas sociais numa determinada comunidade.
O concurso foi promovido pela parceria entre Nike Inc. e Architecture for Humanity, uma organização sem fins lucrativos que procura ajudar a solucionar problemas humanitários através da arquitectura e atribui um fundo que garante a construção das instalações desportivas propostas.
Na sua totalidade o fundo é de 500.000,00$USD, valor que será distribuído no mínimo por dois projectos em cada continente.
San Pedro Apóstol - Rural Sports Center competiu com mais de 200 propostas de 61 países e destacou-se pelo cuidado da sua implementação, escolha dos materiais, sustentabilidade e envolvimento da comunidade.
O projecto será construído no terreno rural comunitário do Município de San Pedro Apóstol que se encontra apenas a 120m da Escola Preparatória e Secundária da Vila. Esta instalação desportiva vem ao encontro dos sonhos desta pequena comunidade, sobretudo dos mais jovens, de criar um centro apto para a realização de diversas actividades físicas, quer para os locais, quer para os visitantes.
Aqui serão implementados dois campos, um de futebol e outro de basquete, que servirão os importantes torneios inter-vilas, bem como as escolas das redondezas. Terá também percursos pedestres para a população mais idosa e tirará partido da represa existente para a prática de desportos náuticos, o que será único em toda a região.
Todas as intervenções pretendem ser um exemplo de sustentabilidade, quer a nível dos materiais utilizados, quer das técnicas construtivas, assim como do aproveitamento dos recursos naturais. O projecto teve como conceito inovador, a vertente educacional de “aprender construindo”, pois tem como objectivo ser construído, na sua maioria, pelos habitantes locais, permitindo não só dar um centro de desporto à vila como ensinar durante o processo de construção.

A blaanc borderless architecture é constituída por quatro jovens arquitectas – Ana Morgado, Lara Camilla Pinho, Carmo Sousa Macedo Caldeira e Maria da Paz Sequeira Braga e foi fundada há cerca de 3 anos. Tem vindo a desenvolver projectos em Portugal e no Brasil e um dos seus principais objectivos é trabalhar em arquitectura sustentável, com uma especial preocupação em contribuir para a melhoria das condições de habitação.

CaeiroCapurso, é constituído pela dupla de arquitectos, João Caeiro (PT) e Fulvio Capurso (IT) que vivem actualmente em Oaxaca, no México. Dedicam-se especialmente ao trabalho e formação junto das comunidades rurais, tendo vindo a desenvolver projectos sustentáveis e pesquisa direccionada para a construção com materiais locais, especializando-se em terra e em bambu. Organizam Workshops de Projecto e Construção na Faculdade de Arquitectura da Universidade Autónoma Benito Juarez de Oaxaca. São docentes das disciplinas de Desenho Artístico e Geometria na Faculdade de Belas Artes.

Imagens cedidas, gentilmente, pelos autores.