terça-feira, março 08, 2011

/// SNØHETTA NO MUSEU DA ELECTRICIDADE

Está a decorrer, até 24 de Abril, uma exposição dedicada ao trabalho do reconhecido e premiado ateliê de arquitectura norueguês Snøhetta. "Este ateliê desenvolveu a reputação de manter uma forte relação entre paisagem e arquitectura em todos os seus projectos. O local e o contexto de cada projecto são tratados como únicos e fornecem um forte ponto de partida para o projecto. A Snøhetta está comprometida com o conceito de trabalho de equipa na totalidade do processo de concepção".
Ateliê SNØHETTA em Oslo, Noruega
"O último projecto concluído foi o novo Teatro de Ópera Nacional, em Oslo, que abriu em Abril de 2008. Actualmente, a Snøhetta desenvolve uma série de projectos em diferentes países, entre eles um edifício polivalente com funções de portal urbano, nos Emiratos Árabes Unidos, e o Pavilhão do Memorial do 11 de Setembro em Nova Iorque, bem como um novo centro cultural e museu na Arábia Saudita".
Teatro de Ópera Nacional, Oslo
"Snøhetta também concebeu outros projectos importantes, como a Embaixada da Noruega em Berlim; o Museu Petter Dass, em Alstadhaug; o Pavilhão Serpentine, em Londres; o Centro Cultural Sandvika, em Oslo; a Câmara Municipal de Hamar, o Museu da Pesca de Karmøy e o Museu de Arte de Lillehammer, para os Jogos Olímpicos de Inverno de 1993. Snøhetta recebeu vários prémios, como o Prémio Mies van der Rohe 2009".
"O objectivo desta exposição é apresentar os projectos a um público mais vasto, por todo o mundo. A arquitectura apresentada é inovadora e desafiadora, de carácter internacional, mas com um toque norueguês. Foi criada em Oslo e Nova Iorque por uma equipa internacional de arquitectos, paisagistas, arquitectos de interiores e desenhadores industriais, em estreita ligação com colaboradores de uma vasta gama de profissões e origens"
4 de Março a 24 de Abril de 2011 - Museu da Electricidade, Lisboa
Via: O.A