terça-feira, novembro 01, 2011

/// HERZOG & DE MEURON NO BRASIL

Herzog & De Meuron, autores de obras tão emblemáticas como o Estádio “Ninho de Pássaros” em Pequim, o Estádio Alianza Arena em Munique, O edifício Caixa Fórum em Madrid, O Museu Tate Modern em Londres, entre outros, assinam projecto comunitário para população carenciada no Brasil. Este projecto, para além de fazer parte de um alargado estudo para uma nova condição urbana da área de intervenção, é o primeiro a ser desenvolvido.
Mãe Luiza é um dos bairros mais pobres de Natal. Situado entre o mar e as dunas, deve a sua existência a uma longa capacidade de luta por parte da sua população.
O Centro Sócio Pastoral Nossa Senhora da Conceição é uma entidade ao serviço da comunidade, que proporciona um novo modelo de apoio ao desenvolvimento, fundado em projectos locais, numa leitura comunitária das prioridades e apoiados por instituições que reúnem condições de financiamento e sentido de solidariedade. O ateliê dos arquitectos suíços Herzog & De Meuron é uma destas entidades que participa no desenvolvimento urbano deste bairro carenciado. O conceito de desenvolvimento urbano tem em conta as potencialidades e desafios do bairro. A proposta inclui um conjunto de novos edifícios, dando continuidade ao processo de intervenções pontuais iniciadas pelo Centro, culminando num novo pólo comunitário catalisador de novas actividades públicas, a fim de proporcionar o desenvolvimento da região, criando uma nova percepção de bairro, abrindo-o para os seus moradores e para a beleza natural que o rodeia. O pavilhão polidesportivo, que contém um campo com capacidade para 350 pessoas, bem como salas polivalentes e de serviços, é o projecto de arquitectura pioneiro para a criação de um novo espaço público para a população do bairro.


Via: Herzog & De Meuron
::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::
SUBLIMEFUGA NO FACEBOOK